quinta-feira, 12 de junho de 2008
Piaget e o cognitivismo
Jean Piaget e Jerome Bruner são da época do construtivismo, estes psicólogos defendiam que o conhecimento é sempre uma interacção entre o que se apresenta de novo e o que já sabíamos. Para estes autores, aprender é construir modelos ou esquemas para interpretar a informação que recebemos, ou seja, para tornar significativa. Segundo estes dois autores o sujeito constrói activamente o conhecimento e as suas próprias estruturas mentais ao longo dos primeiros 12/15 anos de vida. Para o construtivismo, as estratégias de aprendizagem e de resolução de problemas implicam não só comportamento observável, mas também os processos mentais ligados a aquisição e organização da experiência. Conhecer é usar, modificar, transformar um objecto, compreendendo o processo dessa transformação e, consequentemente, compreendendo o modo como o objecto é construído. Assim, a essência do conhecimento é a operação mental. O cognitivismo tem grande impacto na pedagogia por reconhecer a evolução das estruturas mentais da criança e por propor métodos activos. Nestes métodos os conteúdos a ensinar estão em relação com as experiências e contextos, de modo a despertarem a vontade de aprender.
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